Panorama – O mais belo pôr do sol

Panorama - SP - O mais belo por do solEsse ano eu e a minha doce Ana Maria resolvemos mudar radicalmente e fomos passar o reveillon no interior de São Paulo. Como tínhamos um convite de longa data para fazer uma visita a um irmão da esposa do meu falecido pai, resolvemos aceitar e partimos para a cidade de Panorama – SP, uma viagem de aproximadamente 680 Km, com rodovias excelentes e com isso pedágios caros.

 

Sobre Panorama – SP

Panorama fundada em 30/12/1953, aniversário da cidade é 19 de Março.
O nome decorre da época das secas de junho a novembro, quando se forma uma ilha no Rio Paraná, em frente à cidade, criando uma bonita paisagem.
Rede bancária: Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Nossa Caixa
Peixes da região: Dourado,  Tilápia, Piapara, Corvina , Piau, Corimba, Piracanjuba,  Lobó, Tucunaré, Cascudo e Pacu. A pesca do Tucunaré é o ano todo.

 

Show da virada do ano.

 

Camping:

Localizado no Balneário Panorama com:  marina, portaria com controle de entrada e saída de carro, lanchonete, restaurante, play groud para criança, churrasqueira, quiosque, chuveiro com água quente.
Tem também a praia no Rio Paraná com uma extensão de 18 km ² de areia e coqueiros.
Preço:  R$ 8,00 por pessoa dia, não cobra barraca.


Panorama – SP era atendida pela rede ferroviária Ferroban  até 2001, aonde infelizmente foi desativada. História da Ferrovia – Panorama

Hospedagem:

Pousada Cururu

Pousada Aquario

Estancia 3 Marias

Paulicéia

Ao redor de Panorama – SP tem as cidades que fazem parte do Circuito Turístico Oeste Rios. A que conhecemos foi Paulicéia que no passado era a porta de entrada para o Mato Grosso (hoje Mato Grosso do Sul). A travessia era feita por balsa que transportava toda produção do Mato Grosso e passageiros dos ônibus e carro. Uma cidade que vale a pena conhecer.  Cidade de Paulicéia

 

Teodoro Sampaio

Teodoro Sampaio tem seu território banhado pelos rios Paraná e Paranapanema. A cidade propriamente fica a três quilômetros do Rio Paranapanema, onde se situa o balneário municipal que promove passeios de barco.  Característico da cidade é o artesanato em bambu e buchas vegetais. Entre os eventos típicos estão o Teodoro Fest Pesca. O destaque fica para a pesca e o ecoturismo. No quesito infraestrutura, há cinco locais para hospedagem, restaurantes e lojas voltados para a pesca.

Rosana

O município de Rosana também é banhado pelos rios Paraná e Paranapanema. O encontro dos rios é um dos principais atrativos, embora o acesso a esse trecho seja apenas por barco. Outro destaque são as barragens das hidrelétricas Sérgio Motta e de Rosana. O visitante pode ainda realizar passeio de barco para conhecer as ilhas fluviais da região.

Presidente Epitácio

A cidade de Presidente Epitácio tem uma orla fluvial de sete quilômetros onde se encontram pier, atracadouros e pistas de Cooper. A 5 quilômetros do centro, fica o Parque Figueiral, com praia artificial, restaurante e palco para grandes shows. Formada a partir de 1925 por 140 famílias provenientes da Hungria, a Colônia Arpad Falva, a 10 quilômetros do centro, tem como destaque a igreja de São Estevão.

Presidente Prudente

Capital regional, Presidente Prudente, com pouco mais de 200 mil habitantes, concentra a melhor infraestrutura do Circuito, com aeroporto, hotéis e demais serviços. Entre os atrativos estão o Parque Ecológico Cidade da Criança, Terra Parque Hotel de Lazer e Centro Cultural Matarazzo.

Martinópolis

A cidade de Martinópolis tem no balneário municipal (com restaurantes e calçadão iluminado em construção) e na igreja de Santa Bibiana (protetora dos males da cabeça) seus principais atrativos. “Martinópolis é a única paróquia de Santa Bibiana do País”, informa o padre Arlindo José Severiano.

Rancharia

Em Rancharia, um dos destaques é também um balneário municipal, a 13 quilômetros do centro, com restaurantes, lanchonetes e quiosques. Ponto de visitação é ainda o Rancho Quarto de Milha – fundado por criadores dessa raça de cavalos, trazida dos Estados Unidos e que teve em Rancharia seu berço no Brasil.

Iepê

Um dos principais pontos turísticos de Iepê é a represa conhecida como Final do Asfalto (pois suas águas chegaram até o trecho de uma estrada). Outra atração é o Museu de Arqueologia, com acervo de mais de 30 mil peças. “Tem a maior urna funerária dessa etnia do Brasil”, segundo a diretora de Cultura e Turismo do município.

Santo Expedito

A cidade de Santo Expedito tem no turismo religioso seu principal atrativo. Segundo Maristela Coimbra, agente de Cultura e Turismo do município, no ano passado, na semana de 19 de abril dedicada ao santo padroeiro, a localidade (de 3 mil habitantes) recebeu 75 mil pessoas.

Fonte: Circuito Turístico Oeste Rios