Bonito – Paraíso Ecológico

Flutuação no Rio Sucuri em Bonito - Mato Grosso do SulBonito é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul, uma espécie de Disney ecológica e o principal município que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, como dizem na cidade “Não é bonito é lindo!“.
Os rios tem água cristalina , sendo a flutuação a principal atividade devido a variedade de peixes, fazendo parecer verdadeiros aquários naturais graças ao calcário das rochas que contornam os leitos, não sendo permitido colocar os pés no chão.
Por questões de preservação ambiental os passeios que levam a cachoeiras, grutas, trilhas e nascentes são obrigatoriamente acompanhados por guias locais.


Fomos para Bonito em um passeio realizado pelo SESC, sua sede será construída em breve na cidade. Enquanto isso ficamos hospedados no Hotel Bonsai um hotel confortável, com excelente atendimento, café da manhã, piscina, ofurô e bar. Muito bem localizado próximo a bares e restaurantes.

 

Rio Sucuri

Considerado um dos rios de águas mais cristalinas do mundo, o passeio tem início com uma caminhada de 500m na mata e depois são mais 2 km de flutuação, cerca de 50 minutos, observando peixes e plantas aquáticas. A base do passeio fica em uma fazenda privada, onde oferecem infraestrutura, loja, bar, restaurante, piscina, vestiários, redário e pomar. Há outras atividades como passeio a cavalo, bike tour e quadriciclo. Então minha sugestão é que depois do almoço relaxe numa rede…
Antes da flutuação existe uma preparação, são colocados os equipamentos como roupa de neoprene e snooker, e pra quem nunca usou este equipamento se faz uma flutuação na piscina para adaptação. O passeio é seguido por um barco, para auxiliar caso alguém tenha alguma dificuldade.

 

Flutuação

 

Gruta da Lago Azul – Bonito

Depois de descer 300 degraus você se depara com um lago extremamente azul com 120 metros de largura e 90 metros de profundidade, é inevitável o encantamento. A melhor época para visitar a lagoa azul é entre dezembro e janeiro, sempre pela manhã, quando os raios solares entram pela gruta intensificando o azul da água.

 

 

Eco Park Porto da Ilha

Oferecem muita diversão em um percurso de 6 km do Rio Formoso.
O Duck, realizado em canoa inflável, tem capacidade para 2 pessoas por canoa, percorre 2 km do rio até a parada para banho, o retorno passa por 2 cachoeiras e 1 corredeira.
O Bóia Cross, em boias individuais, tem num percurso de 1.200 metros de muita adrenalina, enfrentando 3 cachoeiras e 2 corredeiras.
Bote Rio Formoso, realizado em botes infláveis, o percurso é de 6 km passando por 4 corredeiras com 1 parada pra banho e é ideal para todas as idades.
Inclui: Colete salva-vidas e almoço.

 

Fazenda Água Viva – Cachoeira do Luar

Uma trilha de 2 km cortada por 11 quedas formadas pelo Rio do Peixe, duração de 3 horas com paradas para banho nas piscinas naturais.

 

Outro atrativo são as araras domesticadas e livres, basta um chamado do dono da fazenda para que elas se aproximem. Tiramos fotos com as araras e com os macacos, que oferecendo rodelas de bananas eles pegam da sua mão.


Conhecemos a GIGI que nos acompanhou na trilha e no banho, claro!

 

Balneário Ilha Bonita

As margens do rio Formoso, um pedacinho do paraíso pra você, conta com uma infraestrutura com restaurantes, quiosques individuais com churrasqueiras, parquinho para crianças, quadra de vôlei de areia, área para exercícios físicos, redário, duas tirolesas, cinco trampolins, e piscinas naturais.

 

Boca da Onça ecoturismo

O passeio começa com uma caminhada por trilha pela mata preservada, passa por cachoeiras, pelo Rio Salobra, por piscinas naturais e pela mais alta cachoeira do estado de Mato Grosso do Sul, a Cachoeira Boca da Onça com queda de 156 metros de altura, para os praticantes de esportes radicais o rapel de 90 metros de altura é pura adrenalina, uma plataforma de 34m avança sobre o abismo sobre o canyon do rio Salobra, ainda pode aproveitar piscinas com água corrente com peixes que nadam junto com você.

 

Cachoeira da Anta

Faz parte da trilha ecológica Boca da Onça.

 

Buraco do Macaco

Na mesma trilha Boca da Onça encontramos um lugar ideal para um gostoso e refrescante banho.

 

Aquário Natural Baia Bonita

O passeio começa com uma caminhada de 15 minutos por uma trilha na mata que leva até a nascente do Rio Baia Bonita, onde é realizada a flutuação por 900 metros rio abaixo, 30 espécies diferentes de peixes quase ao alcance das mãos.
Conhecer os animais da região através da passarela e mirantes da Trilha dos Animais no percurso de 2 km também é outra opção.

 

Projeto Jiboia

Não podíamos deixar de conhecer o Projeto Jiboia, um projeto de educação ambiental, preservação do animal e demais espécies. O palestrante Sr. Henrique Naufal, que fala com uma jiboia enrolada no pescoço e tenta nos convencer de que as cobras são os animais mais limpos entre todos, comparando-as com cães e gatos, também diz não ser tão perigosas quanto os ursos Panda (aqueles tão fofinhos), temos a oportunidade de tirar foto com ela. Mesmo quem tem medo arrisca e tira.


Na volta fizemos uma parada em Presidente Prudente para descanso, onde pudemos nos despedir dos companheiros de viagem num jantar.

 

Tivemos a colaboração da Esther e do Elias. Obrigado por terem ajudado a enriquecer o nosso post.

The&Elias
Nesse esplêndido passeio tivemos o prazer de ter como Guia Turístico o Douglas Braga da  D’BEM COM A VIDA TERAPIAS E TURISMO ECO HOLISTICO
Fontes: