ITACARÉ O HAVAÍ BRASILEIRO

ROTA PARA ITACARÉ

Situada na Costa do Cacau, ao sul de Salvador é aonde você encontra muitas praias, cachoeiras, rios, manguezais e mata atlântica, tudo muito preservado. Um dos melhores lugares no Brasil para a prática de Surf.
&bbsp;

Itacaré teve origem em uma aldeia indígena (Gueréns e Tupiniquins), que vivia da caça, da pesca e agricultura de subsistência, por volta de 1720 foi colonizada. A base econômica de toda região sul da Bahia passou a ser o cacau, hoje Itacaré vive também do turismo sustentável.

A pesquisa mais recente diz que Itacaré significa: “Rio de ruído diferente” (Itaca = rio ruidoso e ré = diferente).

Pousada Navio

Hostel e camping   Pousada Navio,  simples e cheia de charme, um atendimento diferenciado pelo proprietário Rodrigo, ficamos muito a vontade, o lugar é limpo e acolhedor, um lugar sossegado para o descanso depois de muitas caminhadas  nas praias ao redor.

 

Centro Histórico

Itacaré ainda conserva alguns casarões da época de ouro do cacau transformados em Pousadas ou Restaurantes, na região central e na Pituba você encontra lojas, bares e restaurantes e a noite todos se animam com Reggae, Forró e Rock.

 

Farol Quadrado

Existem poucos no Brasil neste formato, representa a identidade marítima baiana, um bom lugar para ver a lua nascer.

 

Ponta do Xaréu

Programa imperdível é assistir ao por do sol no Mirante da Ponta do Xaréu que fica no canto esquerdo da praia da Concha.

Praias:

Concha:

Formada pelo encontro do mar com o Rio de Contas, por isso é pouco salgada e propicia para a prática de esportes náuticos, como stand up e caiaque. Esta localizada a pouca distância da cidade por isso é muito procurada por moradores e turistas e oferece boa infraestrutura, aqui esta concentrada a maioria das pousadas de Itacaré.

Pontal

6 km de praia de areia fina e branca e de ondas fortes, quase deserta, para ter acesso é preciso atravessar o Rio de Contas que leva 5 minutos.

 

Costa:

Uma pequena praia com faixa de areia de cerca de 100m, cercada por dois costões e muitos coqueiros, a 1 km da cidade, fica entre a Praia Tiririca e Ribeira, não tem infraestrutura e pouca gente frequenta devido a forte correnteza, o ideal aqui é sentar diante de toda essa beleza e esquecer a vida.

 

Ribeira:

Última praia acessível de carro pelo caminho das praias, o atrativo principal esta no Rio Ribeira que cria uma piscina natural de água doce, é cercada pela mata atlântica e tem larga faixa de areia, varias cabanas que servem comidas e bebidas, se gosta de mais ação tem o circuito de arvorismo da Ribeira ou se quer mais sossego pega a trilha e vai até a Prainha.

 

Resende:

Esta era a praia preferida da Condessa do Resende, por isso o nome. Fica numa área de proteção visual, com regras rígidas para construções, por isso só tem barracas rústicas e não tem hotelaria, o acesso é pela rua principal (Caminho das Praias) onde tem estacionamento e se pega uma pequena trilha, praia pequena e tranquila, na maré baixa se formam pequenas piscinas no canto direito e um belo gramado pra tirar um cochilo.

 

Engenhoca:

O único jeito de chegar é a pé depois de 20 minutos caminhando, essa trilha é considerada uma das mais lindas, vários mirantes por sua extensão, é a mesma trilha que leva a Praia de Havaizinho, que tem início no km 12 da rodovia BA -001. O Rio Borundanga (significa água suja no dialeto africano) deságua no canto sul  formando uma piscina refrescante de água doce. É o pico principal para longboard e surfistas iniciantes em Itacaré.

O início de um Resort de alto padrão alterou um pouco as características locais, mas ainda conserva sua beleza..

 

Havaizinho e Gamboa:

Acesso por trilha, início no km 12 da rodovia BA-001, a mesma que leva para a Praia da Engenhoca, 10 minutos de caminhada, praias constituídas por pequenas enseadas separadas por recifes, a longa faixa de areia só aparece na maré baixa, dois costões compridos canalizam a água acalmando as ondas que chegam mansas, ficam quase desertas a maior parte do ano.

 

 

Tiririca:

Esta praia é o point do Surf em Itacaré, cercada por costões de pedras e tem ondas fortes o ano todo, recebe competições internacionais. Um riacho deságua na praia descendo do morro em pequenas quedas formando duchas de água doce para banho, conta também com uma pista de skate no alto da praia.

 

Itacarézinho:

Pequeno só no nome são 5 km de extensão com muitos coqueiros, onde encontrará partes bem tranquilas, da estrada que leva até a praia tem um mirante que você poderá começar a apreciar o que te espera. Na ponta norte da praia apelidada de Camboinha tem uma cascata natural de água doce que desce da mata para um banho refrescante, este lugar foi escolhido também pelas tartarugas marinhas para desova e pra quem gosta de mergulhar este é um ótimo lugar, com muitos corais e cavernas.

 

Jeribucaçu:

Um dos cartões postais de Itacaré, seu acesso é por uma trilha de 30 a 40 minutos de nível médio, por isso é bem deserta, do alto da trilha já se avista os coqueiros e já se tem uma ideia da beleza que irá encontrar, a areia branca com a água salgada do mar e a refrescante e cristalina água doce do Rio Jeribucaçu compõe uma paisagem inesquecível para os amantes da natureza.

Uma boa opção é pegar um táxi até o início da trilha.

 

Cachoeira de Tijuípe

Uma caminhadinha de 5 minutos e pronto, já pode banhar-se na belíssima Cachoeira de Tijuípe, com 4 metros de queda e 15 metros de largura com corredeiras e poços, e ainda conta com um bom restaurante e estacionamento.

 

Pedra Furada

Fica na Península de Maraú, localizada a 30 minutos de barco a partir de Barra Grande e 1 hora a partir de Camamu, a rocha foi cavada pela erosão, a ilha é bem pequena e de imensa beleza.

 

Taipu de Fora:

Localizada  em Barra Grande, na Península de Maraú, cercada de coqueiros a perder de vista, areia dourada e mar azul claro, o melhor porem é a imensa piscina formada na maré baixa a 1 km da costa, basta um snorkel pra se encantar com os corais e peixes coloridos, hora de aprender o ditado: “ Lua Nova, Lua Cheia, maré baixa, nove e meia”. A praia fica a 7 km da Vila que tem boa estrutura de hospedagem e restaurante, e o acesso pode ser por jardineira ou a pé caminhando por cerca de 2 horas.