PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira

Caverna Santana - parque PETARIporanga – SP é considerada a CAPITAL DAS CAVERNAS. Seu nome de origem tupi significa RIO BONITO, está as margens do Rio Ribeira de Iguape. São 360 cavernas catalogadas e preservadas.
O parque PETAR é considerado uma das mais importantes unidades de conservação do mundo. Possui a maior parte de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas, reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Vale muito a pena conhecer e explorar suas belezas.
Uma das vezes que fomos, ficamos hospedados na Pousada do Capitão Caverna e podemos recomendar.

 

Caverna Santana – PETAR

8 km de extensão com salões magníficos, apenas 800m abertos para visitação. Muito utilizada para Educação Ambiental, é considerada de nível fácil.

 

Caverna Morro Preto – parque PETAR

A atração principal é a entrada da caverna e avistando de dentro a boca na contraluz. Considerada de nível médio, há indícios de que ela servia para abrigar primitivos.

 

Caverna da Água Suja – PETAR

Seguindo pela trilha do Rio Betari você chega a Caverna da Água Suja, é uma caverna gigantesca com grandes salões e cortada por um rio. Tem aproximadamente 1.800 metros, sendo apenas 800 metros abertos para visitação. Seguindo por dentro dela você vai chegar a uma cachoeira e um banho na escuridão o espera… rs, é considerada de nível médio.

 

Trilha Rio Betari

 

Rapel

Para vencer o medo de altura tem que encarar um Rapel, borá lá!

 

Bóia Cross

Atividade aquática no Rio Betari, desce-se um trecho de dois quilômetros nas águas cristalinas, sempre com equipamentos de segurança é claro!

 

Cachoeira do Couto

Uma linda queda de 5m, pode-se tomar banho nas suas águas geladas, pois saem diretamente da Caverna do Couto.

 

Trilha das cachoeiras Araponga e Sem fim

Localizada a 3 km do bairro da Serra do Iporanga, o núcleo é cortado pelo Rio Betari afluente do rio Ribeira de Iguape, suas águas são de uma transparência sem igual.

 

Parque Estadual Caverna do Diabo – Eldorado

Em Eldorado, cidade “vizinha” a Iporanga, fica o Parque Estadual Caverna do Diabo. Aberto à visitação das 8h às 17h de terça a domingo, a visita é acompanhada por um Monitor Ambiental local, a entrada é cobrada, só pode entrar com calçados fechados. Na portaria caso seja necessário eles oferecem calçados apropiados. A Caverna do Diabo é toda iluminada e seu acesso é facilitado por passarelas e escadas. Ela esta localizada na cidade de Eldorado – São Paulo.

 

Quilombo Ivaporunduva – Eldorado

Esta localizado em Eldorado, a margens do Rio Ribeira de Iguape. No quilombo vivem 80 famílias, sua fonte de renda é a banana e artesanato.
Conta-se que uma antiga proprietária no século XVI , morreu e não tendo parentes suas terras ficaram para os escravos. Ali foram chegando escravos fugitivos e foi se formando o Quilombo Ivaporunduva.
Tivemos o prazer de ficar uns dias com esse povo maravilhoso, comer a comida simples e bem feita preparada por eles ( como um prato feito com o coração da banana, as bananas chips que não é como estas que vendem por aqui, e comprar artesanatos feitos com a palha da banana), ouvir várias histórias por eles contadas com muita sabedoria. Voltamos pra casa com um pouco mais de conhecimento.

Site: Quilombo Ivaporunduva

Quem nos guiou nessa aventura foi o Ederon Marques da ARARIBA

Hospedagem em Iporanga

Ficamos hospedados na Pousada Capitão Caverna/Núcleo Terra, aonde encontramos um lugar acolhedor, familiar e com ótimos guias.
Site: Capitão Caverna – Núcleo Terra


Fonte e mais informações:

Obs: Procure visitar as cavernas entre os meses de abril a novembro. Nesse período o tempo esta mais firme. De dezembro a março as chuvas são mais constantes.

Conforme nosso amigo Daniel Nunes Tupinikingston, morador de Eldorado sempre diz: A Caverna do Diabo esta fora do PETAR e dentro do Parque Estadual Caverna do Diabo!