Santuário do Caraça – Moradia do Lobo Guará

Santuário do Caraça - Morada do lobo Guará

Esta foi a nossa 5ª parada, tínhamos ouvido falar muito do lobo Guará, que por lá aparece e que os padres os alimentam. Este evento é conhecido internacionalmente, e para poder ver isso, tivemos que passar uma noite hospedados no Santuário do Caraça. Estando por lá aproveitamos para conhecer a reserva e valeu muito a pena.

 

O Complexo Santuário do Caraça esta situado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, foi fundado em 1774, pelo lendário português Irmão Lourenço. Com 11.233 hectares, recebe 70.000 visitantes por ano dos quais 17.500 são hóspedes em sua pousada. É necessário fazer reserva.

 

Reserva Particular do Patrimônio Natural

Centro de espiritualidade e missão, de cultura e educação, de conservação e preservação ambiental de lazer e turismo.


A Bocaina encontra-se entre o Pico do Inficionado e a Caraça. É um grande desfiladeiro, neste contraforte da Serra do Espinhaço. Caraça significa “cara grande” segundo o guia, ouvimos também que o significado do nome indígena é desfiladeiro ou como dizemos hoje bocaina, depressão situada numa serra.

 

Igreja neogótica de Nossa Sra Mãe dos Homens

Há 200 anos, o irmão Lourenço ergueu o Santuário de Nossa Sra Mãe dos Homens. Durante 150 anos foi um colégio e Seminário.

 

Catacumbas

Este nome lembra os grandes cemitérios que há em Roma, onde são sepultados os padres e pessoas ligadas a igreja.

 

Calvario

O termo significa “caveira”, referindo-se a uma colina ou platô que contém uma pilha de crânio, é o nome dado à colina que na época de Cristo ficava fora da cidade de Jerusalém, onde Jesus foi crucificado.

 

Museu

Como centro de cultura o Caraça mantém a tradição de ser centro de educação recebe cerca de 10.000 alunos por ano, além de biólogos e demais pesquisadores. Mantém um museu e biblioteca.

 

Ruínas do colégio

28 de Maio de 1968 houve um Incêndio que pôs fim à Escola Apostólica, causado por um fogareiro deixado ligado na sala de encadernação.

 

Lobo Guará

É chamado lobo Guará porque na língua indígena Guará significa vermelho, tem hábitos solitários e também não uiva, ele late. É um animal do cerrado, o Caraça só tem 1 casal de lobos, e por serem territoriais não comportaria mais do que isso pela extensão da propriedade.
Está na lista dos animais vulneráveis, lista ainda perigosa, mas não mais ameaçado de extinção. Esta tradição começou no Caraça em maio de 1982, quando algumas lixeiras começaram a aparecer reviradas e derrubadas, começaram a observar e descobriram que o grande cachorro que revirava as lixeiras eram os Lobos Guarás. Aí começaram a colocar uma bandeja de carne em cada portão e elas amanheciam mexidas. Foram aproximando as bandejas da escada da Igreja e por algum tempo os lobos foram alimentados lá embaixo. Até que resolveram subir com a bandeja. O momento de esperar a aparição do animal é conhecida como “a hora do lobo”, a partir das 18:30 e não tem hora para que ele apareça, nós tivemos sorte dele ter aparecido as 23:30H. Este evento é conhecido no mundo inteiro.
Soubemos que o Padre Tobias dava a comida na boca do lobo, o que não é feito mais nos dias de hoje, o Padre Lauro serve a bandeja e chama os lobos, é pedido silêncio nesse momento de aguardo.

 

Trilhas

Prainha

Chega-se a Prainha pela trilha que vai a Cascatinha, é de fácil acesso e como o nome diz é uma prainha formada pelo Rio Ribeirão Caraça.

 

Cascatinha

Esta trilha é de fácil acesso medindo 40 m, é formada por 4 quedas e 4 piscinas naturais. Têm uma coloração amarelada em razão a matérias orgânicas que descem da serra.

 

Banho do Imperador

Onde os meninos do colégio tomavam banho semanalmente e também D. Pedro II se banhou, por esse motivo o nome, fica a poucos metros do centro histórico.

 

Tanque Grande

Esta trilha é de 2 km, é um lago tranquilo, rodeado de bosques silenciosos e suas águas são sempre da cor do céu.

 

Mirante

De onde se vê toda a reserva do Caraça, a vista é muito bonita, vale a pena a subida para contemplar mais ainda as belas paisagens.

 

Capelinha

Para a Capelinha do Coração de Jesus se vai por uma trilha íngreme de 2 km, que exige certo esforço para ser percorrida, devido à altura da Capela, que está 200m acima do Centro Histórico.

 

Gruta de Nossa Sra de Lourdes

A Gruta de Lourdes recebeu este nome em 1904 quando lá foi colocada a imagem de Nossa Sra de Lourdes. A trilha de 3 Km é bem íngreme e com dificuldades, exigindo certo preparo físico e disposição, fica depois da Capelinha.

 

Ponte do bode

Uma ponte de madeira por cima do Rio Sumidouro, o nome da ponte se dá pelo fato de não haver travessia do pecado a porta do céu.

 

Cruzeiro

Para chegar neste ponto é preciso subir uma grande escada de madeira, mas a vista é encantadora, a visão da Igreja lá de cima surpreende.

Informações: Santuário do Caraça