Santiago do Chile – Os melhores pontos turísticos

Vale Nevado - pontos turísticos Santiago do Chile (foto por Thalita Almeida)Santiago é a capital do Chile e sua maior cidade, no vale central chileno ao lado da Cordilheira dos Andes, é o maior, mais importante e desenvolvido centro urbano financeiro do país. O rio Mapocho com seus 110 Km, corta toda Santiago para se encontrar com o rio Maipo e desembocar no oceano Pacífico a uns 70 Km de Valparaíso, por vezes chamada de Santiago do Chile para à distinguir de cidades homônimas. Nesse post da viagem mostraremos alguns pontos turísticos de Santiago do Chile.

 

 

Palácio de La Moneda

É a sede da Presidência da República e também abriga o Ministério do Interior, a Secretaria Geral da Presidência e a Secretaria Geral do Governo, é uma das poucas construções da era colonial que ainda permanecem em pé na capital chilena, foi planejado originalmente para abrigar a Casa da Moeda quando o Chile era uma colônia espanhola.

 

Troca de guarda

Muito bonito de se ver, o evento dura 30 minutos à partir das 10:00.

Calendário de 2016

  • Janeiro, Março, Junho, Julho, Setembro e Outubro: nos dias PARES do mês
  • Fevereiro, Abril, Maio, Agosto, Novembro e Dezembro: nos dias ÍMPARES do mês

 

Centro Cultural La Moneda

Fica no subsolo do Palácio de La Moneda, hospeda exposições permanentes sobre o folclore chileno, mostras temporárias, cinemateca e loja de artesanato.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 19h30.

 

Panteón de Los Heroes de La Pátria

Panteão Nacional dos Heróis, foi construído para abrigar o corpo do General Bernardo O’Higgins Riquelme, também conhecido como pai da nação por liderar a independência do Chile. Na entrada há um monumento para soldados desconhecidos.

A visita é gratuita.

 

Vale Nevado

A melhor neve da Cordilheira dos Andes em 900 hectares de superfície para esquiar, localizado a 1 hora de Santiago do Chile, a dica é levar seu lanche, pois o restaurante que tem lá os preços são um pouco salgados. A época de junho a outubro é de muita neve, estivemos em novembro e com pouca neve, mesmo assim as paisagens são lindas.


Viña Del Mar

O belo mar formado pelo Oceano Pacífico e construções íngremes com elevadores morro acima dão uma característica especial a Viña Del Mar.

O casario colonial do século 19, declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Fizemos este passeio por agência de turismo.

 

Valparaíso

Valparaíso esta a 170 km de Santiago do Chile, é a terceira cidade mais populosa do Chile e aonde esta a sede do poder legislativo. Em Valparaíso tem vários funicular que é o meio de transporte morro acima.

 

Isla Negra

Mais conhecida como a casa do poeta chileno Pablo Neruda “Casa de Isla Negra” que é agora um museu.

Este passeio fizemos por conta e de ônibus.

 

Santuário Imaculada Conceição

Fica no Cerro San Cristóbal, é o ponto turístico mais famoso da capital, tem a opção de subir de Funicular ou a pé, por trilha, optamos pelo Funicular, já que pra nós também é diferente.

 

San Gabriel

É uma pequena cidade montanhosa localizada no Valle Del Maipo a 1300 metros acima do nível do mar, a 30 km de San José de Maipo, fica ao lado do Rio Maipo, próximo aos Rios El Yeso e Volcan.

Para todos os lados que olhamos vemos montanhas, é como se estivéssemos num caldeirão rs, e sentar a beira do rio que corre por lá não tem preço.

 

Templo Votivo de Maipú ou Basílica de Nossa Senhora do Carmo

É uma igreja católica construída às ordens do Capitão Geral e Diretor Supremo Bernardo O’Higgins, devido à vitória do exército chileno pelo Exército dos Andes, nas planícies de Maipú, que assegurou a independência do Chile.

 

Cerro de Santa Lucia

O morro foi utilizado como fortaleza durante um longo período de guerra, existe visita guiada todos os sábados, domingos e segunda as 10:00h. Dizem que se você jogar uma moeda na fonte e fizer um pedido ele se concretizará.

 

Museu Histórico Nacional

Um panorama da história do Chile em 18 salas.

Plaza de Armas de Santiago 951 – Metro Plaza de Armas – das 10:00h às 18:00h

 

Mercado Central de Santiago

Fica bem próximo ao Plaza de Armas, vale a pena conhecer, muitos restaurantes e pessoas te abordando para se dirigirem a um deles, fora os preços que não são convidativos o lugar tem um arquitetura maravilhosa.

 

Mercado La Vega ou Vega Central

Ele fica na Recoleta de Santiago e as margens do Rio Mapocho. Frutas, legumes, verduras e temperos típicos da comida chilena é ali que se encontra. Inaugurado em 1916

 

Parque Florestal

No bairro Lastarria aonde se encontra a Plaza de Armas e as margens do Rio Mapocho (nos disseram que esta despoluído), está localizado o parque com aproximadamente 172.000 mts. de área verde e com diversas atividades para o lazer e cultural. O parque praticamente começa na estação de metrô Baquedano e termina no Mercado Central.

 

Academia de Belas Artes

Está situada no parque Florestal e é uma das mais importantes instituições culturais do Chile, abrigando um dos museus mais antigos da América Latina.

 

Deserto de Atacama

Fotos tiradas da exposição da Academia de Belas Artes. Mas um dia teremos as nossas fotos, porque o Atacama esta no nosso radar.


Hotel – Santiago do Chile

Sarah in o hotel onde nos hospedamos, simples, aconchegante, uma boa ducha e fica na região central de Santiago, próximo a estação de metro o que facilita muito.


Curiosidades

  • Múmias – Dá um arrepio vê-las de perto.
  • Bicicletas é um meio de transporte muito utilizado.
  • Engraxates
  • Comércios
  • Comidas e Bebidas – O creme de abacate é usado nos lanches tipo cachorro quente, e essa torta é feita com creme do milho tipo pamonha recheado com um misto de carnes, a cerveja que mais tomamos foi a Escudo.
  • Metro (Carro com rodas)

 

  • caio davanso

    Pessoal adorei as dicas e fotos que fizeram!!!
    Preciso de uma ajuda, ainda estou na dúvida de ir ano que vem para Santiago e Lima…
    Santiago na capital uns três dias da para conhecer bem a cidade? As cidades próximas que citou da para pernoitar em alguma ou faze bate voltas de carro ou turismo com eles? Os turismos que fizeram, agências no caso foram contratada em Santiago mesmo?
    Santiago está muito cara para ir? Para um pão duro que nem eu, uma média de R$300,00 dia um casal e bebe, mas com passagem e hotel pagos, o dinheiro para alimentação, passeios, transporte etc está bom ou teria que ser mais…
    Obrigado pela atenção e parabens!!!

    • Boa tarde Caio! 3 dias em Santiago do Chile pode ser pouco, dependendo do que você quer conhecer. Santiago é uma grande capital com várias atrações e lugar para se conhecer. Todas as cidades que visitamos foi fazendo bate e volta, algumas foram pela agência e outras de ônibus urbano. Acredito que o melhor a ser feito quanto a custo é pesquisar os valores atuais. Desculpa pela demora em responder, pois estávamos viajando e sem conexão. Abraços

    • Boa tarde Caio! 3 dias em Santiago do Chile pode ser pouco, dependendo do que você quer conhecer. Santiago é uma grande capital com várias atrações e lugar para se conhecer. Todas as cidades que visitamos foi fazendo bate e volta, algumas foram pela agência e outras de ônibus urbano. Acredito que o melhor a ser feito quanto a custo é pesquisar os valores atuais. Desculpa pela demora em responder, pois estávamos viajando e sem conexão. Abraços

  • Pingback: Maria Smith()