CARRANCAS – Cenários de pura beleza

Complexo da fumaça - Carrancas - MGCarrancas surgiu em uma das maiores extensões de serras de quartzito do estado de Minas Gerais na região sul e por estar no caminho utilizado para o escoamento do ouro de Minas Gerais até o porto de Paraty – RJ, se encontra hoje integrada ao circuito Estrada Real, com vegetação apresentada por área de transição entre mata atlântica e cerrado, seu clima é tropical de altitude caracterizado por verões amenos e úmidos e invernos secos. Com apenas 4.000 habitantes, com extensão territorial de 727 km², tendo como principais atividades econômicas a agropecuária leiteira e o turismo de natureza.
Para chegar passamos por estrada de terra bem conservada e pela cidade de São Vicente de Minas.

 

Nossa 3ª parada foi em Carrancas

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Situada no Centro da cidade, pelos primeiros registros em 1721 já existia uma capela neste lugar, denominada Capela de Nossa Senhora da Conceição do Rio Grande, toda construída em pedras quartzito, tem no teto do seu altar-mor pintura de Joaquim José da Natividade, artista são-joanense do século XIX. Os retábulos do altar principal são pintados a ouro com diversos trabalhos de entalhe em madeira.

 

Capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto do Saco

Situada no povoado da Capela do Saco, é uma antiga construção datada por meados do século XVIII, que foi erguida para servir de templo religioso para os moradores locais e também como ponto de apoio espiritual para os caminhantes e tropeiros da Estrada Real. A Capela é pequena, com linhas arquitetônicas modestas, mas com o interior de grande relevo plástico e de elementos do século XVIII. Por razões históricas foi tombada pelo Município de Carrancas no ano de 2006.
Capela do Saco

 

Camping Sossego do Jeca

Ficamos acampados no Camping Sossego do Jeca, que realmente é um sossego, tem banheiros, chuveiros quente, cozinha coletiva e fica no centro da cidade, tem tudo o que você precisar bem pertinho e de fácil acesso para todos os pontos turísticos.

Camping Sossego do Jeca

 

Recanto – Bar – Restaurante – Café

Pra comer bem em Carrancas não é preciso ir longe, saindo a pé do Camping Sossego do Jeca você encontra este restaurante com uma excelente comida por preço justo. Cozinha típica mineira, com muita variedade para todos os gostos, além de um atendimento diferenciado.

 

Complexo da Zilda

Localiza-se a 12 km da cidade e o acesso é por estrada de terra bem conservada. Possui como pontos turísticos:

Cachoeira dos Índios

 

Escrituras Rupestres

Situadas à margem esquerda do Córrego Capivari, as escrituras Rupestres constituem o único sitio arqueológico conhecido no município de Carrancas.

 

Escorregador da Zilda

Nesse local existe cachoeiras com poços para banho e um delicioso “escorrega” para se divertir,  cobra-se uma  taxa de R$ 3,00 para entrar.

 

Complexo da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça localiza-se a 7 km da cidade por estrada de terra bem conservada, infelizmente encontra-se interditada pois esta poluída, mas estão sendo feitas obras na cidade e quem sabe logo ela estará despoluída, é uma das mais bonitas da região.

 

Complexo da Esmeralda

Localiza-se a 10 km da cidade e o acesso é por estrada de terra bem conservada tem como pontos turiísticos as piscinas naturais da Vargem Grande e o Poço da Esmeralda, um lugar feito para relaxar.

Louva Deus

 

Beija Flor

 

3 Corações

 

Complexo do Tira Prosa

Localiza-se a 2 km da cidade e o acesso é por trilha, fica em propriedade privada, não é cobrada a entrada, um lugar lindo e tranquilo. Possui como pontos turísticos o Poço do Tira-Prosa, Poço da Canoa, Poço do Remo, Poço do Pulo e vista panorâmica da cidade.

 

Complexo da Toca

Localiza-se a 3 km da cidade e o acesso é parte por estrada asfaltada e parte estrada de terra. Possui como pontos turísticos o Poço da Toca, escorregador da Toca e Poço do Coração. Cobram taxa de R$ 8,00 e a trilha é mal sinalizada e em péssimo estado de conservação.

 

Complexo da Ponte

Localiza-se a 2 km da cidade e o acesso é por estrada asfaltada. Possui como pontos turísticos o Poço da Ponte, Cachoeira do Salomão e Cachoeira do Moinho.