Arquipélago de Ilhabela – A capital da vela

Praia do Julião - Arquipélago de IlhabelaIlhabela é um arquipélago cujo município tem um território de aproximadamente 348,300 Km², formado pelas ilhas de São Sebastião, Búzios, Vitória. Os ilhotes dos Pescadores, das Cabras, Sumítica, Serraria, Castelhanos, Lagoa e da Figueira, também fazem parte do arquipélago de Ilhabela que fica no litoral norte do estado de São Paulo. A área urbana do município fica na Ilha de São Sebastião.

 

Travessia para Ilha de São Sebastião

Saindo de São Sebastião com destino a Ilha de São Sebastiao – arquipélago de Ilhabela.

 

Ilha de São Sebastião

É a maior ilha do arquipélago de Ilhabela.



 

Trilha Água Branca

Trilha autoguiada com início na guarita da Estrada que dá acesso à praia dos Castelhanos. São 4,4 km (ida e volta), passando por 5 quedas d’água, que formam poços ideal para um bom banho refrescante. Essa trilha é considerada de nível baixo no “Passaporte de Trilhas do Parque Estadual de São Paulo”. A característica ambiental do parque é de floresta atlântica de encosta.

 

Poço da Ducha

 

Poço da Escada

 

Poço da Pedra

 

Poço do Jequitibá

 

Poço do Jabuti

 

Praias do arquipélago de Ilhabela

 

Fome

A praia ideal para pratica do mergulho em Ilhabela, com águas tranquilas e com ótima visibilidade. Chega-se de barco ou por uma trilha que tem início na praia do Jabaquara, porem precisa pesquisar muito para fazer essa trilha. A melhor indicação é do João Orlando Trilha Praia da Fome muito bem escrita e detalhada.



 

Castelhanos

Chega-se à praia dos Castelhanos por uma estrada de aproximadamente uns 22 km com um veículo 4X4 ou de barco. Tem uma extensão de 1.500 mts de areia cercada por uma vegetação da Mata Atlântica. Lugar ideal para mergulho.

 

 

Julião

São 200 metros de orla de areia branca e fina. Ela fica localizada entre a Feiticeira e a praia Grande de onde tem uma trilha de 300 metros para o acesso.

 

Bonete

Chega-se por trilha de uns 12 km que começa na Sepituba passando pela Mata Atlântica ou de barco. Esta localizada no lado sul da ilha. Boa para a prática do surf, pois entra ventos do sul e tem uns 600 metros de extensão.

 

Feiticeira

Diz a lenda, que na Fazenda São Mathias a proprietária era muito rica e conhecida como feiticeira.  Como tinha um tesouro imenso, um belo dia resolveu enterrar tudo e para não ser descoberta, matou todos os escravos que a ajudaram para evitar de que falassem.

 

Portinho

Maria Fixi era uma fazendeira que tinha muitos escravos e muito má. Um belo dia todos os escravos fugiram levando todos os pertences de Maria Fixi. Quando um navio negreiro aportou para vender escravos para a Maria Fixi, o comandante a presenteou com uma imagem do Santo Antonio. Pois foi para essa imagem que Maria Fixi rogo e implorou para que os escravos voltassem (inclusive com os seus pertences), dizendo que nunca mais iria castiga-los. Eles voltaram e a fazenda nunca mais teve um escravo maltratado.

 

Perequê

Aqui acontece o maior comércio da ilha e de onde partem as embarcações para os passeios pela ilha.

 

Armação

Fica ao lado norte da ilha  e do seu lado norte tem uma trilha que leva à praia do Pinto. Ali se reúne a galera para pratica de windsurf e kitesurf e uma escola para esporte náutico.

 

Pinto

Bonita por ter imensos flamboyants que fazem uma sombra maravilhosa e confortante fora os coqueiros e chapéu-de-sol. O melhor acesso é pela praia da Armação aonde você deixa o carro estacionado e faz uma pequena caminhada. A outra forma é pelo condomínio o qual você precisa ser morador ou conhecer algum. Tem 400 metros de extensão e é considerada uma das praias mais bonitas da ilha.

 

Viana

Com coqueiros pela orla, uma areia branca e água claríssima ela esta localizada no lado norte da ilha. Uma praia de 100 metros de extensão sem onda nenhuma. Dizem que é a praia ideal para 3ª idade (rs), pois não existe buracos ou relevo quando se entra no mar.

 

Observação:

Na ilha de São Sebastião são 40 praias e umas 300 cachoeiras para serem exploradas. A gastronomia na ilha é formada por restaurantes estrelados e também de uns bons por kg.
A ilha é cortada por uma via asfaltada de 29 km, as praias são conhecidas como praias do norte e praias do sul e essa divisão se dá assim que se chega na ilha trazidos pela balsa.

Participação

Tati&Leo

Tati&Leo

 

Este post teve a participação do Leonardo e da Tatiana.