CHAPADA DOS VEADEIROS – Alto Paraíso

Chapada dos Veadeiros - Alto ParaísoA Chapada dos Veadeiros em Goiás, foi a nossa 10ª parada. Completando assim mais um dos nossos objetivos; Conhecer todas as “chapadas” desse nosso Brasil, e assim seguimos nossa viagem por esses tantos destinos encantadores.

 

 

Povoado de São Jorge

Localizado no município de Alto Paraíso de Goiás, se tornou conhecido por volta do século XX, atraindo místicos e esotéricos ligados a espiritualidade por ser o “Chacra cardíaco da terra”. Devido ao imenso lençol subterrâneo de cristais, são comuns as histórias de discos voadores e extraterrestres. Foi iniciado por garimpeiros em 1912, onde extraiam de maneira artesanal o cristal, por isso houve pouco impacto ambiental, habitado por cerca de 3.000 garimpeiros, em 1961 com a invenção do cristal sintético o cristal de quartzo despencou, então a região começa a ser descoberta devido a sua incrível beleza natural e surgiu uma nova atividade econômica, o turismo. Atualmente São Jorge encontra-se com uma boa infraestrutura turística e sua população é de 600 habitantes. Tem movimento o ano todo, mas o ápice é no mês de julho quando acontece o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, onde se reúnem grupos culturais de todo o Brasil.

 

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

A entrada do Parque esta localizada no distrito de São Jorge, a 36 km do município de Alto Paraíso de Goiás, é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Protege uma área de 65.514 hectares, foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO, além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa cientifica, a educação ambiental e a visitação publica. A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, numa viagem pelo cerrado brasileiro em antigas rotas usadas pelos garimpeiros.

Entrada das 8:00h às 12:00h e a saída até as 18:00h, atualmente não esta sendo cobrado ingresso.

 

Trilha dos Cânions

O percurso é feito em trilha pedregosa, plana e sem muito aclives, extensão aproximada de 12 km ida e volta. Nível de dificuldade moderado superior, vale o esforço, a paisagem é belíssima e o banho muito refrescante.

 

Cachoeira da Carioca

Uma parte da trilha é a mesma que para os Cânions, depois de 5 km existe uma bifurcação e placas indicando Cânions e Carioca. Na Cachoeira da Carioca o Rio Preto se divide em duas quedas, para chegar ao poço a descida é íngreme, é preciso ter cuidado.

 

Corredeiras

Depois de uma subida bastante íngreme de cerca de 800 metros e mais 1,5 km de caminhada chega-se às Corredeiras do Rio Preto, onde também é possível tomar banho de rio, nas hidromassagens formadas em suas pequenas quedas, a paisagem é belíssima.

 

Saltos

O percurso é feito na maior parte do tempo em terreno bastante acidentado e pedregoso, na ida inclui a passagem pelo garimpo, considerado o maior garimpo de cristal de quartzo quando estava em atividade (1912 a 1961), depois de 4 km de caminhada chega-se ao Mirante de Salto, queda de 120 m do Rio Preto, a paisagem é de tirar o fôlego.

A 800 m dali se chega ao Salto de 80 m, onde é possível tomar banho de rio em área limitada devido ao nível da água.

 

Camping Taiuá

Esta localizado no Povoado de São Jorge, próximo a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, foi onde ficamos por alguns dias para conhecer o Parque, lá fomos muito bem recebidos, é um lugar tranquilo pra descansar depois das trilhas, se jogar em uma das camas ao ar livre e contemplar as estrelas, a noite o camping todo fica iluminado por velas.

 

Restaurante Buriti

Uma boa opção é este restaurante de massas, mas o que faz a diferença é o atendimento, é um lugar marcante e agradável.