São Sebastião – Praias paradisíacas no litoral norte

praias de São Sebastião - Litoral nortePraias paradisíacas para todos os gostos, desde as mais badaladas até as mais sossegadas, com grande preservação de sua fauna e flora e com a Mata Atlântica como cenário, é de lá que se faz a travessia por balsa para o Arquipélago de Ilhabela.
Fizemos a cobertura de algumas praias de São Sebastião – Litoral Norte, fomos da praia das Cigarras até Maresias. O Oceano Atlântico transparente, hora azul e hora verde encantam o turista, é também a cidade mais antiga no litoral norte do estado de São Paulo.
Seu porto, hoje em dia, recebe vários investimentos para desafogar o porto de Santos.

 

 

Praia das Cigarras

Mar com poucas ondas, areia grossa e solta, a orla é forrada de chapéus de Sol e coqueiros onde encontramos boas sombras.

 

Praia São Francisco

Tem pequenas casas caiçaras e é um tradicional núcleo de pesca, um bom lugar para comprar peixes e camarões frescos. A arquitetura do Convento de S. Francisco é uma beleza ímpar.



 

Pier da Figueira – São Sebastião

Fica ao lado da rodovia entre a Praia das Cigarras e a Praia São Francisco.

 

Praia do Arrastão

Apesar do nome não se pesca por lá, é muito frequentada pelos moradores devido a sua proximidade com o centro de São Sebastião.

 

Praia Deserta

Urbana, estreita e pedregosa, em alguns trechos não existe faixa de areia, apenas casas sobre o quebra mar.

 

Praia Preta

Praia de areia escura e batida. Pequenas palmeiras garantem sombra e servem de suporte para redes montadas por turistas.

 

Praia Grande

Praia de canal, inclinada com águas calmas. Tem areia grossa e a orla com coqueiros anões.
Na entrada é cobrado R$ 10,00 para estacionar o carro.

 

Praia Barequeçaba

O mar é calmo e a faixa de areia escura plana e dura, boa para corrida e caminhada, do lado esquerdo se avista a ponta sul de Ilha de São Sebastião (Ilhabela).

 

Praia Guaecá

Fica dentro de um condomínio muito bem preservada e sossegada.

 

Cachoeira de Guaecá

Na ponta da praia se percebe a água desaguando no mar, se estiver disposto a se aventurar é só seguir a fluente para chegar a queda d’agua.

 

Praia Toque Toque Grande

Praia tranquila de águas claras, um paraíso para descanso. Boa para mergulho, a beira mar podemos observar a Ilha Toque Toque. Uma curiosidade: A  orla de Toque Toque Grande é menor que Toque Toque Pequeno ….rs

 

Cachoeira Toque Toque

Fica beirando a rodovia com placa de sinalização, 50 metros de trilha de terra bem batida para chegar a base da cachoeira de 25 metros de queda, não possui poço para banho, mas dá para se banhar na queda d’água.

 

Ilha do Toque Toque

Localiza-se entre a orla de Toque Toque Grande e Calhetas (não conseguimos acesso à praia Calhetas)

 

Praia Toque Toque Pequeno

Mar calmo, sombra e muita tranquilidade, além de uma piscina natural na ponta direita da praia, é uma ótima opção para curtir e relaxar enquanto bate um papo com os amigos.

 

Praia Santiago

Formada por areia fina e águas claras, sem infraestrutura, essa faixa litorânea é quase exclusiva às casas de veraneio.

 

Praia Paúba

É muito sossegada e vizinha de Maresias, frequentada por famílias.

 

Praia Maresias

Tem 4 km de areias finas e mar verde, é a mais badalada e movimentada do Litoral Norte. Com 5 Km de extensão, aonde os surfistas adoram estar devido aos tubos que se formam e ali estão os “tube riders” (surfistas bons em tubos). Infelizmente durante a nossa visita o mar parecia uma piscina.

 

Fontes e mais informações: