Ubatuba – Praias e cachoeiras no paraíso do surfe

Ilha das Couves - Praias de Ubatuba, litoral norte de São PauloSão mais de 100 praias e aproximadamente umas 20 ilhas, as praias de Ubatuba são conhecidas por sediar campeonatos nacionais e internacionais de surfe no litoral norte de São Paulo, principalmente na praia Itamambuca. Parte do seu território fica na Mata Atlântica e as praias são para todos os gostos, ali além da pratica do surfe se pratica outros esportes náuticos como o mergulho, a vela e a pesca.
Em Ubatuba localiza-se o Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Nacional da Serra da Bocaina e o Parque Estadual da Ilha Anchieta que é habitada por quilombolas, indígenas e caiçaras. Na ilha está o antigo presídio. No Parque Estadual da Serra do Mar está o Pico do Corcovado com seus imponentes 1.180 metros. Existe uma trilha com grau de dificuldade difícil e o percurso é de aproximadamente 8 km, só de subida.
O Monumento Rosa dos Ventos com o Globo demarcado pelo Trópico de Capricórnio é um marco da cidade.

 

Praia do Sununga

Praia de fácil acesso, localizada no canto esquerdo da Praia do Lázaro. Praia pequena com areia grossa, muitas conchas e boa infraestrutura . Tem alguns coqueiros e o mar quase sempre com ondas fortes batendo nas pedras.

 

Praia do Lázaro

Tem areias finas e firmes, mar calmo e cristalino e é bastante sombreada pela presença de muitas arvores. A partir da Praia do Lázaro, do lado direito esta a Praia Domingas Dias de mar calmo e do lado esquerdo esta a Praia Sununga com ondas fortes, as duas praias são facilmente acessadas a pé.



 

Domingas Dias

Litoral Sul de Ubatuba, com aproximadamente 400 metros de areias macias, praia muito tranquila, mar calmo, cercada pelo Condomínio Pedra Verde, seu acesso é pela praia do Lázaro, fica a 16 km do Centro.

 

Mirante de Ubatuba

 

Picinguaba

Águas calmas, ponto de saída e chegada de barcos, rodeada pelas ilhas Comprida, Carapuça e Couves. A colônia de pescadores conserva as casas e as canoas com características originais e tem bares e restaurantes. Faz parte do Núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Serra do Mar. Patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO. Fica a 40 km do Centro.

 

Praia Brava da Almada

Faz parte do Núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Serra do Mar, são 47.000 ha protegidos aproximadamente 80% do município. Patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO é o único ponto do litoral paulista onde são protegidos os ecossistemas costeiros, tais como praias, mangue, costões rochosos e mata de restinga.
Com acesso por trilha íngreme que sai da praia do Engenho ou pela trilha que sai do canto direito da praia da Fazenda. Sombreada por abricós com ondas fortes e muitas conchas na areia clara e solta.

Praia Itamambuca

Famosa por suas ondas para a prática do surfe em especial em Julho, tem areias brancas e soltas, fica a 12 km do Centro, preservada e protegida por morros, com bares e restaurantes rústicos e do lado direito desemboca o Rio Itamambuca.

 

Prumirim

Aqui a antiga vila caiçara virou condomínio, com 1000 metros de extensão tem trechos de mar calmo e outros com ondas fortes, do lado esquerdo desemboca o Rio Prumirim onde o mar é mais calmo, daqui partem barcos rumo a Ilha Prumirim procurada por mergulhadores. Fica a 18 km do centro.



 

Cachoeira do Prumirim

Fica beirando a estrada Rio-Santos (BR-101) no km 30, com placa indicativa, tem que parar o carro na estrada, trilha fácil, são várias quedas possibilitando banhos em cada uma delas, só é preciso tomar cuidado, pois as pedras são escorregadias.

 

Puruba

Para chegar lá é preciso atravessar um riacho de águas verdes, pode ser a nado ou de barco. Tem areias brancas, mar calmo e mata nativa, fica a 24 km do Centro. Na vila tem Capela, escola, casas e bares. Utilizado como cenário para filmes e mini-séries como “Invenção do Brasil” e “Desmundo”.

 

Vila de Picinguaba

O Benê foi quem nos levou da Vila de Picinguaba para a Ilha das Couves. Ao voltarmos comemos no Deck da Vila que é uma maravilha, vale muito a pena.

 

Ilha das Couves

Acesso de barco a partir de Picinguaba, ótimo para fazer flutuação, águas claras e muitos peixes, realmente linda.

 

Cachoeira da Escada

Estacione no Bar do Zé Cachoeira, dizem que lá tem o melhor torresmo, mas não provei pra saber, se você provar nos conte rs. A cachoeira forma poços rasos para banho.

 

Cachoeira do Amor

Fica beirando a rodovia, com placa indicativa, tem que deixar o carro no acostamento. A cachoeira é pequena mas forma um grande poço para banho e quem quiser se aventurar pode subir numa pedra que dá acesso a outro poço em cima, mas a pedra é bastante íngreme e escorregadia, não quisemos arriscar.

 

Casa da Farinha

Fica no núcleo Picinguaba (Parque Estadual da Serra do Mar), era uma usina de álcool e açucar que foi abandonada. Na década de 50 foi aproveitada a roda d’água para movimentar os aviamentos de uma casa de farinha e até hoje é utilizada na produção de farinha de mandioca. Um local histórico em meio a mata atlântica. Ali vivem quilombos que ainda produzem seus produtos artesanais para venda, tivemos o prazer de conhecer um deles o Sr. Zé Pedro.
Ao lado da Casa da Farinha passa um riacho de rara beleza, sua nascente é desviada para mover a roda d’água, quando estivemos lá estava danificada.

 
 
Observações:
Guia em Ubatuba - Fernando (12) 98110-8531 - Trilheiros do ValleÉ importante contratar um guia da região com o devido registro na CADASTUR
O nosso guia foi o  Fernando e sua esposa Yulla Bicudo, contato: (12) 98110-8531.   A Nazaré Machado condutora, nos deu muito apoio, contato (12) 98156-9111.  Ambos atuam na Trilheiros do Valle.
 
 
Mais Informações:

  • Lizandra Lima

    Eu amo Ubatuba ❤

    • Boa tarde Lizandra! Realmente Ubatuba tem uma orla para todos os gostos. Não sei se você teve a oportunidade de dar uma olhada no post de Caraguatatuba e Ilhabela, vale a pena.
      Abraços e obrigado por nos curtir.

    • Boa tarde Lizandra! Realmente Ubatuba tem uma orla para todos os gostos. Não sei se você teve a oportunidade de dar uma olhada no post de Caraguatatuba e Ilhabela, vale a pena.
      Abraços e obrigado por nos curtir.