CANAVIEIRAS – CANES BRASILEIRA


 
Saindo de Ilheus – BA, percorremos pela rodovia conhecida como Estrada Una-Ilheus e depois pegamos a BA-001, para chegarmos em Canavieiras.

É uma rota muito bonita.

 

CANAVIEIRAS

Localizada às margens do Rio Pardo, em frente ao mar, a 120 Km de Ilhéus, conhecida também por “Canes”, tem belas praias, ilhas e rios, os rios que cortam a cidade são caminhos para lugares encantadores, além do Rio Pardo com admirável espelho d’água, tem ainda os rios Patipe, Cipó e Salsa, em suas margens estão as inúmeras fazendas de cacau, em toda a costa do município um infinito coqueiral formando esse santuário ecológico e a preservação dos manguezais representam um importante patrimônio natural.
O local é considerado um dos melhores do mundo para fisgar peixes como Robalo e Marlin Azul.

Cais do Porto

Foi cartão postal na década de setenta, e teve sua decadência na década de noventa. Hoje denominado Sítio Histórico Governador Paulo Souto, com mais de 30 casarões centenários, calçadões, coreto, praça de eventos, bares, restaurantes e iluminação de época, transformando-se em um lugar encantador.

 

Centro Histórico

Estão preservados seus casarios do século 19 e 20 que remetem ao tempo do Ciclo do Cacau, já nas orlas encontram-se as barracas que servem deliciosos caranguejos, a melhor maneira de circular por aqui é a pé.

 

Passarela do Robalo

Além de áreas de lazer e esporte, também tem importância ambiental para a procriação de Robalos, essa espécie é encontrada especialmente no Rio Pardo, a pesca é feita em escala comercial e esportiva, atraindo pessoas de todo Brasil em determinadas épocas do ano.

 

Pousada Costa Verde

Um lugar tranquilo e familiar, onde fomos muito bem atendidos.
São 28 apartamentos de frente para o mar, com TV, frigobar, ar condicionado, ventilador, estacionamento privativo, lavanderia e restaurante.

 

Praia Barra do Albino

O acesso é a partir da Praia da Costa, o mar forma boas ondas, conta com algumas barracas e atraí os jovens. Fica a 11 km do Centro.

 

Praia da Costa

Esta praia abriga barracas estruturadas e especializadas em caranguejos, o cenário é formado por coqueiros, areia fina e branca e mar calmo, fica na Ilha do Atalaia a 2 km do Centro e é bastante badalada.

 

Praia do Patipe

Praia onde as águas do mar misturam-se com as águas dos rios. Rodeada por coqueiros, é boa para pesca, windsurf e passeios de caiaque. Fica na Av. Beira Mar onde se encontra grande quantidade de restaurantes e é uma praia tranquila com boa faixa de areia branca e o mar não é muito calmo, cercada por coqueiros faz com que fique mais linda.

 

Rio Patipe

Uma das mais deslumbrantes paisagens naturais, próximo ao Porto da Birindiba, principalmente ao amanhecer, fica ainda mais bonito onde o rio faz a curva no final da Rua da Prata, a paisagem se completa pela arquitetura a sua volta. Embora não encontre este roteiro em agências de turismo é um lugar que vale a pena ir.

 

Ilha de Atalaia

É uma bela ilha no município de Canavieiras, banhada pelo oceano atlântico e pelos rios Patipe e Pardo, esta ilha é ligada por ponte à Ilha de Canavieiras. No sul da Ilha de Atalaia se encontra o povoado de Atalaia, são poucas casas com muitos coqueirais e a Igreja de Santo António do Atalaia, construída na década de 30 e nesta Igreja encontram-se duas imagens de Santo António e uma de Nossa Senhora da Conceição, exemplares legítimos de barroco baiano.