SANTA CRUZ CABRÁLIA – Berço da civilização brasileira

Início

A 23km de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália fica entre o Rio João de Tiba e o quebra mar natural. Teve início como povoado de Santa Cruz, a Reserva Indígena da Tribo Pataxó com sede na Coroa Vermelha e é um dos ícones mais significativos da Costa do Descobrimento.

 

Centro Histórico

Fica na parte alta da cidade, com construções dos séculos 17 e 18,  um mirante oferece uma visão panorâmica da região. A direita a Coroa Vermelha, a esquerda APA ( Área de Proteção Ambiental) Santo António. A foz do Rio João de Tiba, ao longe a Coroa Alta, um grande banco de areia em alto mar, visitado pelas escunas.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição Barroca
Do século XVIII – Atrás dela há um antigo cemitério e as ruínas de um colégio jesuíta do século XVI.

 

Vista do alto

 

Cais

 

Fazenda Mãe Tereza

Se trata de um parque ecológico instalado em uma fazenda de coco a 2 km do centro. Paga-se para entrar e tem o almoço incluso, pode desfrutar de trilhas em meio a mata Atlântica, cavalgadas, banhos de rio, pesca artesanal, tirolesa e passeios de caiaque, por toda a propriedade é possível observar espécies da flora e fauna, no dia em que estivemos lá tinha um jacaré no lago. É um lugar para quem gosta mesmo de sossego.

 

Apuã

Das praias de Arakakaí e Apuã partem passeios de escuna para Coroa Alta e Recife de Fora. Cercada de recifes de coral e vegetação rasteira.

 

Arakakai

A mais central com grande movimento de barracas, uma das poucas praias da região com ondas fortes de um lado e do outro recifes que formam piscinas naturais na maré baixa e se torna perigoso quando submersos.

 

Yaya Camping

Ficamos no Yaya Camping onde fomos muito bem recebidos pela sua proprietária Iraci, fica a 50 metros da praia Arakakai, a propriedade é cortada por um lindo rio, todo gramado com belas arvores, recebe a visita de saguis e lindos pássaros.
A 300 m do antigo CCB ao lado do posto de gasolina, BR 367 km 83 n°400
Rio Yaya nasce na zona rural de Santa Cruz Cabrália, ele abastecia a antiga população com água potável, era também onde as mulheres lavavam roupas, a origem de seu nome vem do Tupi Guarani, mas seu significado ainda é desconhecido, este rio Corta a propriedade do Yaya Camping, onde se pode observar suas águas límpidas e sua imensa beleza.

 

Coroa Alta

Um dos passeios mais lindos da região é o de barco pelo Rio João de Tiba em direção ao Parque Marinho de Coroa Alta formado por bancos de corais.

 

Coroa Vermelha

A 7 km do centro, considerada ponto de desembarque de Pedro Alvarez Cabral quando chegou ao Brasil, aqui fica uma grande cruz que demarca onde foi rezada a primeira missa em 1500. Com paisagens típicas do sul da Bahia, mar de águas cristalinas protegido por recifes, areia branca e a vegetação da mata Atlântica.

 

Mutari

O mar é calmo, bom para banho de mar e rio, fica a 6 km do centro, conta também com um camping a beira mar, voltado mais para trailers e motohomes.

 

Ilha do Sol

Conhecida como “Ilha dos Doces”, localiza-se no Rio João de Tiba, na foz do afluente, o Rio Camurugi, a ilha é coberta por coqueiros e manguezais. Parada para o famoso banho de lama, esta visita é feita no mesmo passeio que pra Coroa Alta.

 

Ponta da Barra

 

Rio João de Tiba

Nasce a 135km de distância, na serra dos aimorés, na divisa da Bahia com Minas Gerais, de importância vital para a cidade de Santa Cruz Cabrália, abriga enorme área de manguezal, é o habitat de caranguejos, aratus e da garça azul. Hoje principal atração turística do município com passeios realizados em embarcações.

 

Santo André

É uma enseada com parte da praia voltada para o rio e a outra voltada para o mar.
Pequena vila de pescadores Fica a 10 minutos de balsa saindo de Santa Cruz Cabrália pelo Rio João de Tiba ou 20 minutos de carro e a 30km de Porto Seguro. Considerada uma das mais exóticas do país, Santo André tem 13km de extensão, suas águas são doces na vazante da maré e salgadas na enchente do Rio João de Tiba, a areia é clara e o mar parece uma piscina, clara, quente e sem ondas, isso devido a uma parede de corais que isola a praia do mar aberto, a dificuldade de acesso ajuda a preservar a tranquilidade.
Na primeira semana de outubro se inicia a desova das tartarugas marinhas e a Vila de Santo André é um dos lugares escolhidos por elas.

Ficou famosa depois da hospedagem da Seleção Alemã para os treinos dos jogos da Copa do mundo no Brasil de 2014, que infelizmente acabou naquele 7X1 … rs

 

Santo António

Situada no povoado do mesmo nome, é bem rústica sem construções na sua proximidade, o mar é tranquilo e é rodeada de coqueiros, a areia é escura e fina.
A APA (área de proteção ambiental) Santo Antônio percorre 23.000 hectares na faixa litorânea dos municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte, entre a foz do Rio João de Tiba e a foz do Rio Jequitinhonha. O clima é quente e úmido e as praias se estendem por toda a costa, abriga grande diversividade de espécies da flora e fauna.