Salvador – A primeira capital do Brasil

Vista para o Mercado Modelo do Elevador Lacerda - Salvador Bahia

Foi fundada como São Salvador da Bahia em 29/03/1549 e foi a primeira capital do Brasil Colônia. A cidade é dividida entre alta e baixa, reconhecida como a capital da alegria e conhecida como a Meca da Negritude por ter uma percentagem grande de negros e também a Meca do culto aos Orixás. Hoje em dia a cidade de Salvador atrai turistas brasileiros e estrangeiros o ano todo, no verão ganha ainda mais brilho com as festas populares, de dezembro até o carnaval, os trios elétricos arrastam multidões.

 

Elevador Lacerda

É um dos cartões postais da cidade e faz a ligação entre a parte alta e baixa da cidade, transporta uma média de 20 mil pessoas por dia. Está localizado na praça Visconde de Cairu que fica na cidade baixa, foi inaugurado em 08/12/1873, com 63 metros foi considerado o mais alto do mundo na época.



 

Pelourinho – Salvador

Aqui esta a alma da Bahia, localizado na cidade alta, com mais de 800 casarões, concentram museus, restaurantes e lojas e é muito movimentado, tem que estar preparado para o assédio de guias, vendedores ambulantes e pedintes. O Pelourinho conhecido por sua arquitetura colonial portuguesa, foi declarado Patrimônio Mundial pela ONU em 1985.

 

Igreja do Bonfim

Não é a mais bonita, no entanto é a mais famosa de Salvador, é onde acontece a “Lavagem do Bonfim”. Em 1773 teve início a “lavagem” o qual a  Irmandade dos Devotos Leigos obrigaram os escravos a lavarem a igreja para os preparativos da festa do Bonfim. Isso acontece sempre no segundo domingo de Janeiro. Quando o Candomblé identificou o Senhor do Bonfim como Oxalá, a igreja proibiu a lavagem interna. Por isso hoje a lavagem é só nas escadaria. A imagem de Cristo foi trazida de Portugal no século XVIII. As fitinhas são uma tradição de mais de 200 anos, os três nós com os pedidos são colocadas nas grades dessa Igreja, dando um colorido ao cenário e deixando tipicamente baiano.

O sincretismo é muito presente em Salvador e surgiu na época da escravidão. Os escravos africanos tinham seus deuses e passaram a relacioná-los aos santos do catolicismo. Ex.: Oxóssi com S. Sebastião, Ogum com S. Jorge, Oxalá como Jesus Cristo, entre outros. Assim podiam fazer suas festas publicamente.

 

Mercado Modelo – Salvador

Fica na parte baixa e foi construído em 1861 para funcionar como Casa da Alfândega, sofreu dois incêndio e foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, abriga vários boxes onde se vende de tudo, compramos cangas, vestidos e carranca esculpida na madeira, a regra é pechinchar para conseguir melhores preços. É considerado o mair shopping de artesanato do Brasil, inaugurado em 09/12/1912.

 

Itapuã – Salvador

A mais famosa praia de Salvador imortalizada por Vinícius de Moraes e Toquinho, além do farol tem águas verdes, pedras coqueiros, piscinas naturais e areias claras.

Passar uma tarde em Itapuã; ao sol que arde em Itapuã; ouvindo o mar de Itapuã; falar de amor em Itapuã


 

Praia do Flamengo

Aqui as boas ondas atraem os surfistas, com a maré baixa formam piscinas naturais, não cobram cadeiras e guarda sóis, muito extensa e com trechos desertos e outros bem movimentados. Para chegar pegue um ônibus circular.

 

Praia do Forte

A praia do forte abriga a principal base do Projeto Tamar. Entre dezembro e fevereiro você pode participar da soltura das tartaruginhas no mar e entre julho e outubro as atrações é por conta das Baleias Jubartes que chegam lá para procriar e amamentar os filhotes. A atmosfera é rústica, ruas de terra e uma igrejinha branca a beira mar, o centrinho é fechado ao trafego de carro e batizado de Vila.

 

Projeto Tamar

 

SESC Piatã

O Hotel fica em frente a praia de Piatã, chegando lá já te orientam como chegar nos principais pontos turísticos de ônibus circular, o ponto de ônibus fica em frente a portaria do SESC, não é preciso alugar carro. As acomodações e restaurante são muitos bons.

 

Fontes e mais informações: